18 de nov. de 2007

2ª Tarefa. Bohemia/Skol

Observamos o posicionamento das marcas de cerveja, Bohemia e Skol.
A Skol é lider em vendas, e a Bohemia não é a mais consumida mas a mais apreciada.

(Atenção aos links dos exemplos nas palavras)

A Bohemia inaugurou a produção de cerveja no Brasil em 1853. Até 1960 o processo era muito parecido ao de pequenos produtores da Alemanha, distribuíndo o produto direto aos pontos de venda, em charretes puxadas por animais. Embora a fábrica já tenha superado totalmente essa época, a marca ainda faz uso de sua história, e posiciona-se como a mais tradicional, e de melhor qualidade. O que reflete seu slogan: A primeira e melhor cerveja do Brasil. Sempre com uma linguagem culta mas contemporânea, valorizando o consumo do produto em bares tradicionais, na companhia de amigos.

A Skol direcionou seu produto para melhor apreciação do publico jovem. E como a grande maioria desses consumidores associam o consumo do produto com festa, e não degustação, seu slogan ¨A cerveja que desce redondo¨, tem o objetivo de posicionar seu produto como ¨de preferência do grupo¨, porque ¨descer redondo¨ está mais associado a ¨não ser quadrado¨ do que seu sabor, espuma ou outra caracteristica conhecida em uma cerveja.
E para o grupo-consumidor-alvo validar esse relacionamento com a marca, a Skol posicionou-se como inovadora, masculinizada e jovem, que trás uma série de outros atributos caracteristicos da jovialidade como alto nível de descontração, humor, ousadia e desvalorização do que não é entretenimento. Criando uma afinidade com o consumidor pelo estilo de vida e espectativa ao consumir o produto.